O bar é visto, em muitos casos, como uma operação excluída do restaurante, deixada geralmente em último plano quando está estruturando um negócio. Na maioria dos negócios para gastronomia, o bar não é prioridade na compra de equipamentos e utensílios, reaproveitando peças que não são apropriadas e além de muitas vezes não ser feito as adaptações necessárias para ter um bom fluxo operacional. O que os empresários deveriam observar é que esta é uma das operações mais rentáveis dentro de um restaurante ou cafeteria.

O bar tem um resultado significativo e uma margem de lucro muito maior do que a obtida na venda da comida ou de vinhos.

Porém, para atrair mais olhares para sua carta de bebida é necessário pensar também na experiência do cliente, muito além do que saber preparar bons drinks, você deve saber

Tendências

de marcado. Saber como o mercado de bar está pensando e trazer inovações para o seu negócio, fideliza o cliente e a torna referência no mercado.

Experiência

Um dos assuntos mais comentados em todos os setores é a experiência do cliente. Quando pensamos em tornar o serviço de bebida mais do que apenas ” matar a sede ” o cliente valoriza o produto, tornando-o mais atrativo e assim você pode aumentar o preço de venda.

Compras e Processos

Ter uma operação bem estruturada e elaborar procedimentos evita roubos, e compras desnecessárias. É preciso pensar em um processo específico para compras no bar.

Gestão de equipe

Com uma equipe bem treinada você reduz custos desnecessários com mão de obra. Você consegue otimizar sua escala além de potencializar a experiência dos clientes, pois em muitas vezes os garçons não sabem como apresentar o cardápio.

Projetos de bar

Em grande parte os bares são muito mal projetados e ineficientes. Um bar funcional também faz com que você reduza sua mão de obra desnecessária, além de economizar com equipamentos desnecessários.

Você não precisa renovar todo o seu bar para que consiga se adaptar ao mercado, com pequenos ajustes conseguirá operar da maneira correta. Porém, é muito importante entender a demanda que precisa, e evitar gastos desnecessários.