• Conclusão
  • Segunda e Quarta 15:00 - 17:30
  • Turma CMV 18/01 a 03/02 15:00 - 17:30
  • EAD - transmissão ao vivo
Por R$ 1.760,00 Em 10 parcelas R$ 176.00



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    Rubens Oliveira

    Professor

  • Assunto

    Finanças

EAD
  • Carga Horária 13 hour
  • Apostila Digital
  • Certificado

Sobre o curso

Em negócios da alimentação a falta de controles e gestão na produção, por exemplo, gera desperdício e causa enorme prejuízo financeiro. O Custo da Mercadoria Vendida (CMV) é um dos principais indicadores financeiros do ramo da gastronomia, por isso, é fundamental que profissionais em qualquer estágio da carreira saibam como operá-lo e quais impactos causam no dia a dia das operações e resultados da empresa. O curso orienta todo o processo de gestão do CMV e a importância de cada uma das etapas, que envolvem, por exemplo, montagem de ficha técnica, gestão de estoque e ter um sistema como aliado.

Para quem é indicado

Esse curso é voltado para os profissionais do ramo da gastronomia que desejam se aprofundar na área financeira e resultados de seus negócios. Estudar os custos de cada produto e seus ingredientes. 

O que você aprenderá

  • Compreender todo o processo de gestão do CMV;

  • Mostrar conceitos e aplicações de fichas técnicas de produtos, considerando markup, fator de correção, precificação, rendimento, perdas e produção;

  • Orientar a importância de cada processo de compra, bem como o impacto de uma boa gestão nos resultados mensais;

  • Mostrar diferentes formas de parametrização dos produtos;

  • Apresentar e analisar o processo completo de gestão de estoque, baseado no conteúdo total do curso.

Ficha Técnica

  • Conceituar fichas técnicas
  • Diferentes tipos de CMV e aplicações
  • Analisar fichas de produção e produto final

Inventário e Compras

  • Identificar processos de requisição, cotação e espelho de compra
  • Compreender cálculo e necessidades de compras
  • Desenvolver relatórios de variações, curvas ABC de compras, fornecedores, inflação de compras

Gestão de Estoque

  • Princípios de gestão de estoque
  • Conceito de PEPS/PVPS
  • Estoque mínimo e máximo e níveis de estoque

Sistemas Integrado

  • Parametrização de cadastro de produto
  • Conversão de mercadorias. Unidade de compra e estoque
  • Processo completo de gestão de inventários, compreendendo as diferentes etapas do processo, suas implicações operacionais e gerenciais

Cálculo Geral e Aplicação

  • Modelos de aplicação
  • CMV por área e global
  • Exercício de conclusão de gestão de CMV

Rubens Oliveira

Professor

Contador e economista, com 17 anos de experiência no segmento de bares e restaurantes. Fundador da Roadmap Assessoria, empresa especializada em implantação de processos e sistema de retaguarda para o ramo de A&B, além de assessoria financeira, sempre buscou preencher a lacuna de conhecimento e aplicação prática de gestão para melhor desenvolvimento dos negócios.. É parte do conselho administrativo do Sertó, restaurante de grande movimento no centro de SP, atuando diretamente na gestão estratégica, planejamento financeiro, direcionamento do negócio e monitoramento constante dos KPIs. Também é proprietário da Darkk, dark kitchen no centro de SP, onde atuam três marcas: Darkk Karcamano, Darkk Zuka e Darkk Kasca. Foi professor do SENAC e está na EGG desde a sua fundação, contribuindo com a curadoria e coordenação dos cursos da área de Finanças para Restaurantes, atuando como professor nestes cursos, e é também palestrante, para aqueles que querem aprimorar a gestão ou desenvolver conhecimentos técnicos para aplicação nos negócios gastronômicos.

André Ramos

André Ramos

Professor

André Ramos é product owner na ZAK, startup de tecnologia para bares e restaurantes, além de ser responsável pelo produto de BackOffice. Sua missão é entregar um sistema de gestão mais simples e inteligente para bares e restaurantes. Ramos já foi gerente de operações do Espaço Visa Gourmet, lugar que ele considera como uma escola em sua carreira. Foi coordenador de treinamento da Rede Flying Sushi, gerente de A&B do grupo Empório Segato, gerente de operações do Altec Sistemas, coordenador comercial do CMV Solutions e analista de produto da MarketUP.

Erika Guedes

Erika Guedes

Professora

Atualmente gerente de processos no grupo Le Jazz. Tem como objetivo principal a busca de melhores resultados financeiros através dos processos implantados, e viu como um desafio importante de sua carreira sair da consultoria e voltar para a operação de restaurante, agora com visão gerencial. Foi sócia da NaMesa Consultoria até agosto de 2021, e tem um currículo diverso de experiências no mercado de alimentos e bebidas, com vivência em cozinhas comerciais através da elaboração de, fichas técnicas e preparação de pratos, análises financeiras e administrativas, planejamento, organização, administração e avaliação de unidades de alimentação, além de implantação de controles. Por fim, experiência em docência em escolas voltadas para a gestão de estabelecimentos gastronômicos, com aulas ministradas presencialmente e EAD, e apoio na coordenação dos cursos, desenvolvendo planos de ensino e aula.

Irajá Dolácio Carezzato é engenheiro eletricista e tem sólidos conhecimentos nas áreas de qualidade, gerenciamento de pessoas e gestão de materiais. O que favorece sua colaboração na área da gastronomia inovando em práticos e processos mais eficientes. Tem experiência como gerente administrativo, financeiro e consultor em gestão de materiais em empresas do setor de aços e ferros. Atualmente, atua como consultor em gestão de materiais nos restaurante Ritz. “Investir em educação para negócios da gastronomia é dar um caráter profissional ao gestor do restaurante, deixando de lado achismos ou só a sensibilidade. O profissional passa a comandar o negócio com índices, incluindo detalhes que vão além da produção. Venho atuando como auditor em gestão de materiais há algum tempo. Com uma proposta diferenciada. A ideia é, por exemplo, fazer a contagem mensal de materiais, em vez de contar todos os dias. A prática tem trazidos índices mais robustos e mais confiabilidade na gestão. Além de usar o sistema de gestão não só como frente de caixa, mas também para gerir compras e melhorar resultados.”

Rafael Guedes

Rafael Guedes

Professor

Rafael Guedes é sócio da Roadmap Assessoria, assessoria financeira focada no ramo da gastronomia. Rafael responde pela operação do trabalho e das análises financeiras dos clientes, além de projetos de implantação em parceria com empresas de software de gestão. Trabalhou com os principais sistemas de gestão do mercado, coordenando diversos projetos de implantação de sistemas e processos. “Convivo todos os dias com a administração de muitos restaurantes, dentro e fora de São Paulo, e encontro sempre os mesmos problemas. Quase sempre eles são estão ligados a falta de informação e capacitação dos funcionários, incluindo os gestores. É um problema geral, que se estende a empresas de sistemas que atendem ao setor, pouco preparadas para atender às necessidades dos clientes. Educar para os negócios da gastronomia é uma bandeira que também defendo.”