Plano de Contas
- Desenvolver Estrutura de Plano de Contas e suas Premissas
- Compreender a Importância de Estruturar Corretamente os Relatórios para Análise da Gestão Operacional e Financeira
- Descrever Montagem de DRE e Relatórios Estratégicos
- Estipular metas, táticas e orçamentos
Ficha Técnica
- Conceituar Técnicas de Desenvolvimento de Ficha Técnica
- Discorrer Operação Alimentando a Ficha Técnica & Precificação
- Compreender Ficha de Rendimento de Produto e Fator de Correção
- Realizar Exercício com Planilhas de Fichas Técnicas
Gestão de Compras
- Desenvolver Controles Internos para Gestão de Insumos e Materiais
- Analisar Indicadores de Compra e CMV
- Oportunizar Otimização de Consumo de Estoque
- Avaliar Impactos nos Resultados
Folha de Pagamento e Tributação
- Desenvolver Relacionamento com o Contador e Gestão Contábil
- Planejar o Tributário e Folha para Melhorar Resultados
- Compreender Gestão de Tributação nos diversos tipos de Negócios da Gastronomia
- Distinguir Incidências de Monofásicos, Substituição Tributária
Gestão de Indicadores
- Estipular Metas Baseadas em Indicadores
- Aplicar, Gerir e Mensurar: Gestão de Indicadores Financeiros
- Aplicar Indicadores na Operação e Converter em Resultados (5w2h, Swot)
- Dicas para Otimizar Operações e Rentabilidade
Gestão de Custos Fixos e Fluxo de Caixa
- Como Gerir Custos Fixos, Definir Prioridades de Cortes Sob Crise e Custos Fixos Indispensáveis de uma Operação Saudável
- Montar e Analisar Fluxo de Caixa, Realizado e Projetado
- Táticas para reverter um Caixa Negativo, Negociação de Passivos. Quando devo Antecipar Cartões?
Projeto Aplicado
- Praticar Exercício de Estudo de Caso
- Analisar o Exercício com Considerações Finais
- Analisar Paramêtros do Mercado
Rubens Oliveira
Professor
Rubens Oliveira é sócio da Roadmap Assessoria, empresa focada em assessoria financeira para o setor da gastronomia. Foi gerente de consultoria na Altec Sistemas e participou de grandes projetos, como grupo Rubaiyat, onde estruturou sistemas e relatórios financeiros para serem apresentados ao fundo de investimentos que compraria o grupo, além dos grupos EGEU, Grupo CIA TC, Grupo Paris 6, Grupo Sí Señor e outros. Curador da Área Financeira.
“O mercado de bares e restaurantes é um dos mais desafiadores do Brasil, porque sofre impacto em todas as áreas do negócio. Um bom gestor precisa estar antenado, saber analisar dados, identificar problemas e agir rápido. Existe urgência em capacitar os profissionais do setor. É preciso compartilhar conhecimento, ensinar e promover diálogos e debates sobre as carências e necessidades dos profissionais. Nós, enquanto professores, precisamos fornecer conhecimento e ferramentas para o restaurateur ter um mapa de tudo o que acontece e saber como direcionar as coisas para o lado certo. O lado do lucro!”

Ciro Aidar
Professor
foi diretor de operações do Grupo Pobre Juan, gerente de operações do PJ Clarke's Brasil, além de gerente-geral da Buddha Bar Brasil. Foi determinante na expansão do Grupo Pobre Juan, em 2012, que dobrou o número de restaurantes de cinco para 11, em apenas dois anos. Sócio proprietário da Rural Pizzeria Napoletana, em Sorocaba, privilegiando os pequenos produtores Brasileiros.
Sócia-consultora da Namesa Consultoria, empresa de consultoria especializada em empresas de Alimentos e Bebidas. Atuou, em 2012, como consultora também na AyB, empresa de assessoria e treinamentos para Bares e Restaurantes. Guedes possui amplo conhecimento do mercado da gastronomia e implantação de melhores processos nos restaurantes.

Fabiano Cunha
Professor
Fabiano Cunha é sócio e diretor-geral do Jaú Pizza Bar, além de consultor de negócios para bares e restaurantes. Participou da abertura e implantação dos restaurantes Piselli Jardins, Piselli Sud Shopping Iguatemi, lacocotte Ministro Rocha Azevedo, com o chef Erick Jacquin, Zena Café, com chef Carlos Bertolazzi, além de Paros Bar e Restaurante Itaim Bibi, com os sócios da boate Sutton. Fabiano é defensor da gestão compartilhada e do equilíbrio entre empregador e colaborador. “Sem processo organizacional, é impossível enxergar a liquidez de uma empresa e quais planos de ação são necessários para torná-la mais competitiva, a fim de alcançar os melhores resultados estratégicos e operacionais. ”
A nossa professora Ghaney Demarchi é proprietária da Contabilidade Demarchi. Com vasta experiencia em finanças, já trabalho com auditoria, controladoria, gerenciamento e implantação de ERP, implantação de controles internos e contabilidade. Além de recuperar de mais de 2 milhões de impostos. “Restaurantes precisam de mais planejamento dos negócios, tanto na operação como na área financeira, para melhores resultados financeiros e operacionais”.

Irajá Dolácio Carezzato
Professor
Irajá Dolácio Carezzato é engenheiro eletricista e tem sólidos conhecimentos nas áreas de qualidade, gerenciamento de pessoas e gestão de materiais. O que favorece sua colaboração na área da gastronomia inovando em práticos e processos mais eficientes. Tem experiência como gerente administrativo, financeiro e consultor em gestão de materiais em empresas do setor de aços e ferros. Atualmente, atua como consultor em gestão de materiais nos restaurante Ritz. “Investir em educação para negócios da gastronomia é dar um caráter profissional ao gestor do restaurante, deixando de lado achismos ou só a sensibilidade. O profissional passa a comandar o negócio com índices, incluindo detalhes que vão além da produção. Venho atuando como auditor em gestão de materiais há algum tempo. Com uma proposta diferenciada. A ideia é, por exemplo, fazer a contagem mensal de materiais, em vez de contar todos os dias. A prática tem trazidos índices mais robustos e mais confiabilidade na gestão. Além de usar o sistema de gestão não só como frente de caixa, mas também para gerir compras e melhorar resultados.”