Plano de Contas
- Desenvolver Estrutura de Plano de Contas e suas Premissas
- Compreender a Importância de Estruturar Corretamente os Relatórios para Análise da Gestão Operacional e Financeira
- Descrever Montagem de DRE e Relatórios Estratégicos
- Estipular metas, táticas e orçamentos
Análise de CMV Real e Teórico
- Conceituar CMV real x CMV teórico
- Montar e analisar CMV real e teórico
- Compreender índices de disparidades e como desenvolver plano de ação para possíveis reduções
- Compreender qual o CMV deve ter o foco de atenção na DRE
- Identificar por onde começar quando for montar o CMV real e teórico
Gestão de Compras
- Desenvolver Controles Internos para Gestão de Insumos e Materiais
- Analisar Indicadores de Compra e CMV
- Oportunizar Otimização de Consumo de Estoque
- Avaliar Impactos nos Resultados
Folha de Pagamento e Tributação
- Desenvolver Relacionamento com o Contador e Gestão Contábil
- Planejar o Tributário e Folha para Melhorar Resultados
- Compreender Gestão de Tributação nos diversos tipos de Negócios da Gastronomia
- Distinguir Incidências de Monofásicos, Substituição Tributária
Gestão de Indicadores
- Estipular Metas Baseadas em Indicadores
- Aplicar, Gerir e Mensurar: Gestão de Indicadores Financeiros
- Aplicar Indicadores na Operação e Converter em Resultados (5w2h, Swot)
- Dicas para Otimizar Operações e Rentabilidade
Gestão de Custos Fixos e Fluxo de Caixa
- Como Gerir Custos Fixos, Definir Prioridades de Cortes Sob Crise e Custos Fixos Indispensáveis de uma Operação Saudável
- Montar e Analisar Fluxo de Caixa, Realizado e Projetado
- Táticas para reverter um Caixa Negativo, Negociação de Passivos. Quando devo Antecipar Cartões?
Projeto Aplicado
- Praticar Exercício de Estudo de Caso
- Analisar o Exercício com Considerações Finais
- Analisar Paramêtros do Mercado
Rubens Oliveira
Professor
Contador e economista, com 17 anos de experiência no segmento de bares e restaurantes. Fundador da Roadmap Assessoria, empresa especializada em implantação de processos e sistema de retaguarda para o ramo de A&B, além de assessoria financeira, sempre buscou preencher a lacuna de conhecimento e aplicação prática de gestão para melhor desenvolvimento dos negócios.. É parte do conselho administrativo do Sertó, restaurante de grande movimento no centro de SP, atuando diretamente na gestão estratégica, planejamento financeiro, direcionamento do negócio e monitoramento constante dos KPIs. Também é proprietário da Darkk, dark kitchen no centro de SP, onde atuam três marcas: Darkk Karcamano, Darkk Zuka e Darkk Kasca. Foi professor do SENAC e está na EGG desde a sua fundação, contribuindo com a curadoria e coordenação dos cursos da área de Finanças para Restaurantes, atuando como professor nestes cursos, e é também palestrante, para aqueles que querem aprimorar a gestão ou desenvolver conhecimentos técnicos para aplicação nos negócios gastronômicos.

Ciro Aidar
Professor
Foi diretor de operações do Grupo Pobre Juan, gerente de operações do PJ Clarke's Brasil, além de gerente-geral da Buddha Bar Brasil. Foi determinante na expansão do Grupo Pobre Juan, em 2012, que dobrou o número de restaurantes de cinco para 11, em apenas dois anos. Sócio proprietário da Rural Pizzeria Napoletana, em Sorocaba, privilegiando os pequenos produtores Brasileiros.

Erika Guedes
Professora
Atualmente gerente de processos no grupo Le Jazz. Tem como objetivo principal a busca de melhores resultados financeiros através dos processos implantados, e viu como um desafio importante de sua carreira sair da consultoria e voltar para a operação de restaurante, agora com visão gerencial. Foi sócia da NaMesa Consultoria até agosto de 2021, e tem um currículo diverso de experiências no mercado de alimentos e bebidas, com vivência em cozinhas comerciais através da elaboração de, fichas técnicas e preparação de pratos, análises financeiras e administrativas, planejamento, organização, administração e avaliação de unidades de alimentação, além de implantação de controles. Por fim, experiência em docência em escolas voltadas para a gestão de estabelecimentos gastronômicos, com aulas ministradas presencialmente e EAD, e apoio na coordenação dos cursos, desenvolvendo planos de ensino e aula.

Fabiano Cunha
Professor
Fabiano Cunha é sócio e diretor-geral do Jaú Pizza Bar, além de consultor de negócios para bares e restaurantes. Participou da abertura e implantação dos restaurantes Piselli Jardins, Piselli Sud Shopping Iguatemi, lacocotte Ministro Rocha Azevedo, com o chef Erick Jacquin, Zena Café, com chef Carlos Bertolazzi, além de Paros Bar e Restaurante Itaim Bibi, com os sócios da boate Sutton. Fabiano é defensor da gestão compartilhada e do equilíbrio entre empregador e colaborador. “Sem processo organizacional, é impossível enxergar a liquidez de uma empresa e quais planos de ação são necessários para torná-la mais competitiva, a fim de alcançar os melhores resultados estratégicos e operacionais. ”

Ghaney Demarchi
Professora
Proprietária da Contabilidade Demarchi. Com vasta experiencia em finanças, já trabalho com auditoria, controladoria, gerenciamento e implantação de ERP, implantação de controles internos e contabilidade. Além de recuperar de mais de 2 milhões de impostos.

Irajá Dolácio Carezzato
Professor
Irajá Dolácio Carezzato é engenheiro eletricista e tem sólidos conhecimentos nas áreas de qualidade, gerenciamento de pessoas e gestão de materiais. O que favorece sua colaboração na área da gastronomia inovando em práticos e processos mais eficientes. Tem experiência como gerente administrativo, financeiro e consultor em gestão de materiais em empresas do setor de aços e ferros. Atualmente, atua como consultor em gestão de materiais nos restaurante Ritz. “Investir em educação para negócios da gastronomia é dar um caráter profissional ao gestor do restaurante, deixando de lado achismos ou só a sensibilidade. O profissional passa a comandar o negócio com índices, incluindo detalhes que vão além da produção. Venho atuando como auditor em gestão de materiais há algum tempo. Com uma proposta diferenciada. A ideia é, por exemplo, fazer a contagem mensal de materiais, em vez de contar todos os dias. A prática tem trazidos índices mais robustos e mais confiabilidade na gestão. Além de usar o sistema de gestão não só como frente de caixa, mas também para gerir compras e melhorar resultados.”