• Conclusão
  • Terça a Quinta 09:00 - 11:30
  • EAD - transmissão ao vivo
Por R$ 1.925,00 Em 10 parcelas R$ 192.50



  • User Avatar
    Marcelo Traldi

    Coordenador e Professor

  • Assunto

    Restaurateur

EAD
  • Carga Horária 13 hour
  • Apostila Digital
  • Certificado

Sobre o curso

Os pequenos negócios da Gastronomia ainda são informais e a falta de conhecimento em gestão de seus proprietários faz com que esse ramo não cresça.  Para se manter neste mercado competitivo da alimentação é preciso não só inovar nos serviços e produtos oferecidos, mas também conhecer as regras para sair da informalidade. Trocar experiência reais com profissionais e aprender a gerir de forma eficiente é essencial para transformar o hobby de cozinhar ou um negócio informal em uma história de sucesso.

Para quem é indicado

Gente que movimenta a economia: doceiros, boleiros, biscoiteiros, chocolateiros, confeiteiros, marmiteiros, pipoqueiros que colocam a mão na massa para vender de porta em porta, em aplicativos ou redes sociais, gerando renda para sustentar suas famílias. O curso dá um panorama geral para profissionais que preparam alimentos no fogão de casa, no Food Truck ou em uma Cloud Kitchen.

O que você aprenderá

  • Desenvolver uma marca alinhando conceito, comunicação visual, produto e embalagem;

  • Conhecer as documentações e certificações necessárias para abrir uma microempresa;

  • Compreender encargos tributários e trabalhistas;

  • Montar manuais e controles de compras, estoque e produção;

  • Calcular custos diretos e indiretos de cada produto;

  • Usar planilhas para fazer a gestão financeira;

  • Conhecer sistemas operacionais para microempresários;

  • Planejar o crescimento de um microempreendimento;

  • Treinar técnicas de venda e saber ferramentas de divulgação nas redes sociais.

Conceito E Marca

  • Case Real, seus Desafios e Possibilidades de Crescimento;
  • Desenvolvendo a Marca;
  • Comunicação Visual, Embalagens e Logotipo.

Gestão Contábil

  • Como Abrir uma Empresa, Documentação Básica;
  • Certificações, Registros e Encargos Gerais;
  • Contabilidade Online.

Controles

  • Noções Básicas de Segurança Alimentar;
  • Legislação Aplicada em Processos de Gestão;
  • Controles de Estoque, Armanezamento e Compras;
  • Manuais de Controles.

Produto

  • Posicionamento de Produtos e Serviço;
  • Roteiro de Vendas;
  • Noções Básicas de Rede Social e Divulgação.

Financeiro

  • Entendimento de Margem de Lucro e Margem de Contribuição;
  • Mapear Custos Diretos e Indiretos;
  • Análise de Resultado e Plano de Crescimento;
  • Sistemas disponíveis no mercado.

Aplicação No Negócio

  • Compreender e desenvolver processos eficazes para a boa performance do negócio
  • Como aplicar checklist e cronograma para melhores resultados
  • Conclusão do curso

Marcelo Traldi

Professor

Marcelo Traldi é consultor, professor e pesquisador de negócios da gastronomia. É autor do livro “Tecnologias Gerenciais de Restaurantes” e consultor de empresas de alimentação dos mais diferentes segmentos e volumes. Foi diretor de Operações da Vila dos Atletas, responsável pela operação do maior restaurante do mundo, com 70 mil refeições diárias, com uma equipe de dois mil funcionários e dez operações simultâneas diferentes, considerando essa experiência uma das mais desafiadoras de sua carreira. Também atuou como sócio-operador do Bistro Le Bou, que desafiou os clientes a pagarem o quanto achavam que valia a sua refeição. Além de ter sido consultor para entrada no Brasil de diversas marcas, entre elas Hard Rock Café e Hooters. Consultor, Coordenador e Professor da EGG.

Alexandre Cymes

Alexandre Cymes

Coordenador e Professor

É coordenador do curso Chef Executivo e professor de “Conceito para bares e restaurantes” da Escola de Gestão da Gastronomia (EGG). Foi sócio do Arroz de Festa Buffet, durante 23 anos, fundador da Cervejaria Nacional, primeiro Brew Pub de São Paulo do atual movimento da cerveja artesanal, além de ser o criador da AyB, uma das primeiras consultorias para bares e restaurantes. Também foi responsável pelas operações de eventos do Mocotó. Atualmente é Diretor de novos negócios da NaMesa Consultoria.

André Ramos

André Ramos

Professor

André Ramos é product owner na ZAK, startup de tecnologia para bares e restaurantes, além de ser responsável pelo produto de BackOffice. Sua missão é entregar um sistema de gestão mais simples e inteligente para bares e restaurantes. Ramos já foi gerente de operações do Espaço Visa Gourmet, lugar que ele considera como uma escola em sua carreira. Foi coordenador de treinamento da Rede Flying Sushi, gerente de A&B do grupo Empório Segato, gerente de operações do Altec Sistemas, coordenador comercial do CMV Solutions e analista de produto da MarketUP.

Formado em Direito e Gastronomia, com pós graduação em Gestão Empresarial e Marketing na ESPM, e Marketing e Comunicação pela Anhembi Morumbi. Foi responsável pelos treinamentos da área de crédito e cobrança do Itaú Unibanco até que, no meio da sua carreira, decidiu mudar seu foco e profissão. Por isso, cursou Gastronomia e foi aprimorar as técnicas no Sul da França, no Hotel & Spa Ile Rousse Thalazur. Ao voltar para o Brasil, teve seu primeiro empreendimento, a Fantástica Patisserie, confeitaria francesa e também voltada para consultoria e aulas extracurriculares nas escolas particulares de São Paulo. Sua criatividade e perspicácia fizeram com que atuasse fortemente entre as áreas comercial e marketing. Atualmente é Consultor para Microempreendedores dos Negócios da Gastronomia na área de comunicação e marketing digital, e assessor para investimentos financeiros utilizando inteligência artificial e especialista comercial na Telefônica SA.

Meire Alves

Meire Alves

Professora

Sócia contadora da Provus, escritório dedicado exclusivamente à área de alimentação. É apaixonada pelo desafio de ajudar profissionais do ramo da gastronomia a cuidar de seus negócios, por entender que existe uma carência grande de informações relacionadas ao setor, juntamente com empresários que sonham em ver seu negócio prosperar com saúde e solidez. É focada no objetivo de trilhar esse caminho com cada um deles, ajudando nessa conquista. Entende que os desafios da gestão de processos internos, acompanhamento das inúmeras mudanças tributárias e trabalhistas, e que não acabam a cada alteração, mas recomeçam, estando sempre focada nas mudanças e possibilidades que trazem um crescimento que não dá para mensurar.

Formada em nutrição e parceira da FSone. É consultora com foco em diagnóstico físico e operacional, contemplando desde o controle de qualidade, treinamento, contratação de funcionários, atualização e renovação de cardápios, otimização de recursos, além de gastronomia saudável. Tem participação ativa na montagem da unidade industrial da rede Buffet Mediterrâneo e da cozinha industrial da Uno Due - padaria Express. Também se dedicou aos estudos da cozinha sem glúten, na Argentina; Efetivação da Clique saudável - sem glúten e sem lácteos.


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