Visão Financeira Global
- Principais relatórios para análise (DRE, CMV, Curva ABC)
- Indicadores financeiros e como aplicar na gestão
- Parâmetros de mercado de diferentes tipos de negócios
Expansão
- Processos de requisição, cotação e espelho de compra
- Cálculo de necessidades de compras
- Relatórios de variações, curvas ABC de compras, fornecedores, inflação de compras
Valuation e Negociação de Empresas
- Dados para valuation, métodos de avaliação
- Análise de risco
- Comportamento de compra e venda
Estratégia de Marketing, Mensuração e Ferramentas
- Orçamentos para marketing
- Índices de retorno e como mensurar
- Técnicas de engajamento e cases de sucesso
Controles Financeiros
- Aplicação em operação
- Gestão de processos e fluxos
- Análise de resultados através dos controles financeiros
Negociação e Compras
- Melhores práticas de compras
- Captação de fornecedores
- Contratos de exclusividade
Crescimento Estratégico
- Estruturação para crescimento
- Captação de recursos
- Estudos de caso
Balanço e Demonstrativo
- Balanço patrimonial
- Fechamentos contábeis
- Auditorias fiscais
Engenharia e Cardápio
- Importância de desenvolvimento de fichas técnicas
- Explorar a diferença de CMV real e teórico e suas variações “aceitáveis”
- Focar em engenharia de cardápio e suas estratégias de venda
Projeto Aplicado
- Fornecer material para estudo de caso
- Explanar os objetivos do trabalho
- Considerações finais sobre o curso
Rubens Oliveira
Professor
Rubens Oliveira é sócio da Roadmap Assessoria, empresa focada em assessoria financeira para o setor da gastronomia. Foi gerente de consultoria na Altec Sistemas e participou de grandes projetos, como grupo Rubaiyat, onde estruturou sistemas e relatórios financeiros para serem apresentados ao fundo de investimentos que compraria o grupo, além dos grupos EGEU, Grupo CIA TC, Grupo Paris 6, Grupo Sí Señor e outros. Curador da Área Financeira.
“O mercado de bares e restaurantes é um dos mais desafiadores do Brasil, porque sofre impacto em todas as áreas do negócio. Um bom gestor precisa estar antenado, saber analisar dados, identificar problemas e agir rápido. Existe urgência em capacitar os profissionais do setor. É preciso compartilhar conhecimento, ensinar e promover diálogos e debates sobre as carências e necessidades dos profissionais. Nós, enquanto professores, precisamos fornecer conhecimento e ferramentas para o restaurateur ter um mapa de tudo o que acontece e saber como direcionar as coisas para o lado certo. O lado do lucro!”