El Bulli 1846 – Costa Brava – Girona – Espanha

Como Ferran Adrià, um dos maiores nomes da gastronomia mundial está enxergando a reabertura dos bares e restaurantes no pós quarentena? E como ele e a El Bulli Foundation estão contribuindo para a superação da crise?

Em entrevista para a revista Actualidad Económica, do jornal El Mundo Espanha, publicado no dia 3 de maio, o chef Ferran Adrià falou sobre como o setor hoteleiro, mais especificamente o ramo da restauração, fará na reabertura nesse período de crise. Adrià aconselha aos estabelecimentos que façam o balanço das finanças, “dinheiro disponível, mais dívidas e capacidade para aguentar sem faturar. Depois, verificar seu modelo de negócio e orçamento, trabalhando com diferentes cenários e o plano de negócio para cinco anos.” Isso tudo para ter clareza se é possível continuar e caso sim, aonde atuar.

O chef espanhol aponta que o mercado levará coisas positivas dessa crise, como entender a importância da gestão, que o empresário deve ter e saber, para poder administrar seus estabelecimentos. Ele se prontifica a ajudar os hoteleiros com a El Bulli Foudantion oferecendo, através da internet, orientações sobre como recomeçar um negócio. Também foram feitos manuais e conferências sobre gestão em parceria com a Caixabank da Espanha.

A fundação juntamente com a Telefónica, Caixabank e Aecoc estão produzindo dois materiais de apoio para as micro e pequenas empresas sobre como sobreviver com gestão inovadora e sobre inovação a nível máximo.  Ferran Adrià continua contando que a El Bulli Foundation continua com suas atividades normalmente, com 12 projetos, pesquisas feitas pelo El Bulli 1846, além de sete livros que serão lançados em novembro.

O chef encerra dizendo que assim que tudo acabar visitará restaurantes, sim; “é a melhor maneira de ajudar. Vou gastar em restaurantes o que eu economizar nesses cinco ou seis meses. Se eu me infecto, me infecto. Teremos que conviver com o vírus; caso contrário, a economia não vai suportar.”

Você pode acessar o livro de Adrià “Mise en Place – Guia de Gestão de Restaurantes” no nosso post anterior da série.

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